LEGADO DE IDI AMIN DADA

Parafraseando as palavras de Idi Amin Dada, que em Maputo tem uma rua com seu nome, "Há liberdade de expressão, mas não posso garantir liberdade após a expressão", pode-se dizer que essa é a essência da bizarra democracia do partido Frelimo. A questão é se esse partido algum dia será capaz de admitir abertamente que é um partido comunista, que nunca permitirá uma economia de mercado livre e que nunca permitirá o nascimento de uma verdadeira democracia em Moçambique. Os protestos eleitorais violentamente reprimidos mostraram claramente o verdadeiro rosto do Frelimo.

As famosas palavras de Samora Machel, "a luta continua", na versão atual do Frelimo, significam "a luta continua da nação moçambicana", que é escrava do governo do Frelimo e, enquanto o governo se deleita no luxo, a população recebe apenas migalhas para uma sobrevivência mínima, para não morrer de fome como um cão.

Jaime Zaqueu Fernando, uma pugilista, em fotos e no papel principal!

Poderia parecer que, em 2025, Moçambique não pode ser governado da mesma forma que a Coreia do Norte ou o Irã; que já é coisa do passado que mesmo um partido com raízes marxistas lentamente se transforme em uma democracia de mercado livre, talvez não uma democracia como as verdadeiramente democráticas, mas uma democracia africana sem tendências violentas contra sua população. Por outro lado, o que se pode esperar de um governo que mantém nomes como, por exemplo, Idi Amin Dada?

Arquivos