O PRESIDENTE DO POVO ANULA O DIA 3 DE FEVEREIRO COMO DIA DOS HERÓIS E DECLARA UMA NOVA LISTA DE HERÓIS NACIONAIS

O Presidente do Povo revogou oficialmente o dia 3 de fevereiro como o Dia dos Heróis de Moçambique, substituindo-o pelo dia 18 de março, uma data que representa heróis de todas as origens políticas e sociais, e não apenas da FRELIMO.

Juntamente com essa mudança, a lista de heróis nacionais foi revisada para remover figuras anteriormente reconhecidas exclusivamente pela FRELIMO. O novo Dia dos Heróis Nacionais—18 de março—foi escolhido em reconhecimento aos históricos protestos inspirados pelo legado do falecido rapper e ativista Azagaia.

Embora o povo tenha votado para incluir Venâncio Mondlane, Dinis Tivane, Wilker Dias, Quitéria e outros jovens guerreiros, alguns desses indivíduos recusaram o título, afirmando que ainda são jovens e que têm mais trabalho a fazer pela nação antes de serem homenageados como heróis.

Os Heróis Nacionais restantes no decreto são:

  1. Eduardo Mondlane
  2. Samora Machel
  3. Afonso Dhlakama
  4. Edson da Luz (Azagaia)
  5. Elvino Dias
  6. Jeremias Ngwenna
  7. Gilles Cistac
  8. Mano Shottas
  9. Siba-Siba Macuácua
  10. Carlos Cardoso
  11. José Craveirinha
  12. Maria de Lurdes Mutola (Heroína Viva)
  13. Maria Alice Mabota

Essa mudança histórica foi oficializada através do Decreto 002/2025 de 3 de fevereiro de 2025 pelo Governo Popular, marcando o dia 18 de março como o novo Dia dos Heróis Nacionais de Moçambique.