Coluna Curta Semanal
A cara duma pessoa a sua postura e a maneira como expressa seus pensamentos dão nos uma ideia das suas reais intenções. Através da cuidada observação, somos capazes de analisar se a pessoa é uma fraude ou um bandido, ou apenas um verdadeiro idiota.
Recentemente, temos observado os discursos de alguns políticos da Frelimo. Presidente cessante Nyusi, com a sua voz asmática, reminiscência do famoso demônio Vader personagem da guerra das estrelas, aparecendo frequentemente em fatos ridículos. Lembro me como, ao início do seu segundo mandato, um idiota o vestiu num fato de golf, totalmente despropositado. Sua figura minúscula e a seriedade do seu cargo, motivo de risada, que acabou por ser o seu segundo mandato.
Outra estrela emergente do partido Frelimo, Daniel Chapo, um homem alto com movimentos de cyborg. Até hoje, não ouvi nenhum comunicado gramaticalmente correto que venha dum candidato da Frelimo. Só velhos chavões sem substância, uma cara sem sorriso ou emoção, como um verdadeiro gângster que fala pouco e pela calada ordena assassinatos e raptos. Talvez o nome chapo é Joaquim Guzman, conhecidos por “El Chapo”, barão da droga mexicano e antigo líder do cartel de Sinaloa, responsável pela morte de mais de 34,000 pessoas não seja coincidência.
No final da coluna, vamos olhar para o caracter de Venâncio Mondlane, um homem com uma cara simpática e um brilho nos olhos, as vezes sorrindo quando fala com os moçambicanos, as vezes triste quando menciona as vítimas do regime, mas sempre fiel a suas afirmações, sempre energético e a falar do coração, a olho nu pode ser ver que ele não repete frases feitas, falando pela sua própria mente e mostrando factos.
Quanto a roupa, casacos e fatos, pode formar sua própria opinião olhando para as fotos, nada a acrescentar.